17 de abril de 2016. O dia em que Dilma Rousseff teve seu processo de impeachment aprovado na Câmara dos Deputados. O dia em que a Câmara, disse sim, mais uma vez, a abertura do impeachment de um presidente democraticamente eleito, fazendo com que, pela segunda vez na história do Brasil, o processo seja enviado ao Senado.
Mais longa da história, a sessão na Câmara, para votar a abertura do processo da presidente Dilma Rousseff, terminou com 367 votos a favor, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausências, levando o processo à aprovação. Essa fase, na Câmara, não é a final, agora o processo vai pro senado. Assim como 1992, as emissoras brasileiras fizeram ampla cobertura, dando amplo destaque à votação e à repercussão dos acontecimentos ligados ao processo. Com exceção do SBT, todos os outros principais canais da rede aberta transmitiram a decisão voto a voto e entraram com boletins durante toda a programação, informando sobre a movimentação dos deputados na Câmara, e do povo nas ruas, nos protestos contra e a favor ao governo.
Bandeirantes:

Globo:
SBT:

Já o SBT não transmitiu ao vivo a votação na Câmara e não interrompeu a programação. Os desenhos e os programas de auditório continuaram sendo exibidos normalmente. Para não ficar totalmente de fora dos acontecimentos históricos, o canal realizou um plantão, perto do fim do "Programa Silvio Santos" informando sobre a aprovação do processo. Logo depois foi realizado um "Conexão Repórter especial impeachment" ao vivo, com Celso Cabrini.
Record:
A Record fez entradas ao vivo durante o "Domingo Show" e cortou de vez a "Hora do Faro". Com Reinaldo Gottino e Adriana Araújo o "Plantão Record" também realizou um giro por todo o país, mostrando as manifestações contra e a favor ao governo. Em Brasília, o canal contou com Christina Lemos e Eduardo Ribeiro cobrindo o processo direto da Câmara. Durante a votação, Adriana e Reinaldo faziam comentários, em cima do próprio áudio da TV Câmara. A transmissão foi interrompida logo depois do voto que consagrou a aceitação do processo. Depois de encerrada, entrou no ar o "Domingo Espetacular".
RedeTV!

A RedeTV! mais uma vez deu ampla cobertura jornalística ao processo de impeachment. Com Luciano Faccioli e Amanda Klein, a emissora fez uma edição especial do "RedeTVNews", semelhante a realizada nas manifestações de março.